headerphoto

Como colher as ervas

É aconselhável adquirir as plantas medicinais de pessoas ou firmas idôneas, que possam dar garantia da qualidade e da identificação correta.

Procurar consumir as ervas medicinais com pouco tempo de armazenamento ou com no máximo 6 meses da extração, para garantir que ainda possuam princípios vitais e curadores em quantidade e qualidade.

Se for você mesmo coletar, antes de tudo, tenha a certeza de estar colhendo a planta correta. Em caso de dúvida, é bom consultar uma pessoa experiente. Procurar fotos na internet também pode ajudar.

Procure plantas com aspecto sadio, viçoso, em locais ensolarados e livres de poluição, junto à natureza, a fim de conterem a máxima quantidade de princípios curadores.

A planta é uma fábrica viva, que, com a ajuda do sol, água, ar e terra, produz o medicamento usado pelo homem, na forma de chás e outros preparados.

Sendo assim, nem todas as plantas podem ser usadas como remédios, pois aquelas que não receberam a quantidade suficiente desses elementos (sol, água...) não fabricam o medicamento e o seu valor como remédio será bem baixo. Identificar esta planta é fácil, pois além de não ter o medicamento, apresenta ainda um especto subdesenvolvido e enfraquecido. Portanto, devemos utilizar somente as plantas bem desenvolvidas e com aspécto sadio.

A coleta das plantas deve ser feita no período da manhã, quando o sol não é muito forte.

Após a coleta, as partes da planta devem ser colocadas à sombra, umas separadas das outras, para que não fiquem pretas e mofadas. Desta forma, mesmo depois de secas, conservarão suas propriedades medicamentosas.

Devem ser guardadas em local onde não haja umidade e insetos. Desta maneira você terá por muito tempo a planta pronta para fazer o remédio caseiro.

As melhores folhas são as adultas e verdes. As sementes devem estar maduras e secas. A madeira, casca e raízes podem ser colhidas em qualquer época, mas, de preferência, fora do tempo de crescimento ou circulação da seiva. A experiência popular aconselha usar apenas uma das partes da planta, isto não quer dizer que as outras não sejam medicinais. A raiz, a casca, a flor e a semente são geralmente, na mesma quantidade, mais forte do que as folhas e a madeira. Portanto, deve-se usar em menor quantidade. Em dose normal.

Em que épocas deve-se coletar as plantas?

Talos e folhas: antes da planta florescer;

Flores: quando do início da florada;

Frutos: e sementes quando maduros;

Raiz: quando a planta já for adulta;

Casca* e entre-casca*: quando a planta estiver florida.

*É importante preservarmos a vida da planta, colha casca de galhos, evite colher raízes em excesso e casca de tronco.