Pressão

Para baixar: pita, gervão, feijão-guandu (folhas em infusão), pariparoba (folhas e raiz em infusão), alpiste de passarinho(chá das sementes em cozimento tomado apenas 1 vez por dia, porque se tomar mais a pressão fica muito baixa. Não convém abusar. Seguir um regime de verduras e frutas.
Plantas que ajudam a baixar a pressão e na arteriosclerose diminuem a gordura nas artérias:  - agárico( tintura, de 10 a 20 gotas por dia), agrião alfafa, amora-branca, arnica(chá ou tintura), alecrim, alho(puro ou em gotas), assucará (casca), cacto(chá), dente-de-leão (depurativo), erva-de-bugre (baixa a pressão e emagrece), erva-de-passarinho, espinho-branco, ervilha, feijão (vagem), folhas-de-cana-de-açúcar, giesta(nas complicações da vista), guaco, guaxuma, limão, maracujá,(na insônia), oliveira(tintura das folhas), palmeira ou algodão-do-mato, pita, pitanga, sete-sangria(depurativo e emagrece).
Para levantar: - Plantas que ajudam levantar e fortificar a pessoa: alfafa, aveia(preparada do modo que mais gostar), canela, capim-cidrão, cenoura, centeio(na forma de pão ou centeio e trigo tostados e moídos num caldo de carne), espinho-branco (regulariza a pressão), bolsa-de-pastor(chá), limoeiro-da-pércia(a casca da fruta), salsa(chá das folhas e raízes).



  <<  Voltar ao Índice de Doenças      |    Página Inicial