headerphoto

A Maravilhosa Chia

Considerada um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em em ácidos graxos ômega 3. Mais rica do que a Quinoa, Estas sementes são originárias da planta do deserto Salvia Hispanica, da família da menta, no sul do México. Existem sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas. A variedade de sementes brancas é designada como Salba. Na Era Pré-Columbiana, as sementes de chia eram um componente das dietas aztecas e maias.

Conta-se que os astecas consumiam apenas a quantidade diária de 2 colheres de chia, durante suas campanhas de guerra. A semente fornecia energia e vitalidade suficiente para as longas caminhadas e batalhas. Os astecas pagavam os seus impostos com estas sementes que eram, também, usadas como moeda.

Nos dias atuais, após extensas pesquisas em importantes laboratórios nutricionais do mundo, foi confirmado todo o poder nutricional da Chia, passando a ser considerada até pelos cientistas como um superalimento da natureza.

O significado de Chia é "Força", pela energia que proporciona.

 

Composição da Chia

- Cerca de 19 a 23% do seu peso é proteína completa, contém todos os aminoácidos essenciais em equilibrio perfeito;
- 60% do seu óleo é Ómega 3 e 40% Ómega 6. Sendo o alimento com mais ômega 3 encontrado na natureza.
- Contém mais cálcio do que o leite; mais ferro do que os espinafres; mais magnésio do que os brócolis; mais potássio que a banana; mais antioxidantes que a uvas-do-monte (mirtilo).
- 100% natural

- Não contém glúten

 

Dieta da Chia para emagrecimento e desintoxicação

A dieta com Chia é muito famosa, por trazer benefícios rápidos, ser 100% natural, sem contra indicações e ainda ser um produto fácil de encontrar e com preço acessível. Muitas pessoas usam a chia apenas por recomendação de amigos, sem conhecer todos os seus benefícios.

Como perder peso com a Chia - 2kg ou mais por semana

Adicione sementes de chia em cada refeição, polvilhada sobre os alimentos (uma colher de chá). Lembre que a chia também é calórica, logo deve ser consumida com moderação. Pode ser misturada com sucos e frutas, sobre saladas.

Sobre um copo de água (250ml) jogue uma colher de chá de chia, mexa levemente. Verá que em 20 minutos formará um gel transparente muito interessante, sem cheiro e gosto. Tome antes das refeições, até mesmo sem mastigar. Fará você ingerir menos alimentos e causará saciedade.

Os componentes da chia, como as fibras solúveis, formam um gel no seu intestino, aumentando a saciedade e fazendo você não procurar outros alimentos. Aumentam o tempo de trânsito dos alimentos nos intestinos, retardando o aparecimento da fome.

Seu poderoso efeito nutritivo levará energia e vitalidade para suas células, fazendo seu organismo setir-se satisfeito, evitando ingerir outros alimentos industrializados com baixo poder nutritivo.

Dieta para desintoxicação profunda com Chia e perda de peso

Apenas se você for saudável, sem problemas de saúde. Lembre-se que a insuficiência de alimentos pode levar a graves distúrbios no organismo. Procure sempre seu médico ao perceber qualquer alteração em seu organismo.

Atenção: Se resolver mudar sua dieta com intuito de perder peso ou se desintoxicar, lembre-se que seu corpo necessita adaptar-se, o que pode inicialmente o levar a sentir tontura, mal estar ou fraqueza. Neste caso, ao fazer uma dieta mais radical, tome cuidado ao dirijir veículos ou manipular máquinas. Não faça isso se você não estiver sentindo-se bem.

Uma dieta radical para desintoxicar seu organismo tem na chia uma forte aliada, já que é um alimento completo e natural.

Considerando que a chia possui gorduras benéficas e todas as proteínas necessárias ao corpo humano, conforme pesquisas científicas recentes, e tem também grandes quantidades de minerais, você poderá substituir carnes, derivados do leite e qualquer proteína animal pela chia, durante algum intervalo de tempo (dias). Uma dieta de desintoxicação pode ajudar a curar diversas doenças e é baseada no consumo de vegetais, preferencialmente crus e orgânicos, e sementes e chia, durantes dias seguidos, numa época em que a pessoa não faça exercícios físicos rigorosos.

Você poderá definir uma temporada (uma ou duas semanas) para consumir apenas verduras, frutas, chia e muita água, com o fim de desintoxicar seu organismo. Poderar observar consequências extremamente positivas já no segundo dia, como leveza geral do corpo, clareza mental, sono repousante, alegria de viver, facilidade para práticas espirituais (meditação, contemplação, relaxamento, oração) . Não faça trabalhos pesados nestes dias. Lembre que os alimentos crus devem ser muito bem lavados e desinfectados, pois podem conter traços de agrotóxicos, insetos, contaminantes, etc.

Sabe-se que o consumo das carnes, principalmente a vermelha, está associado a diversos tipos de enfermidades, incluindo câncer. A carne vermelha consome muita energia para ser digerida. Os frangos do mercado estão cheios de hormônios e drogas, os peixes e frutos do mar industrializados também podem ter conservantes ou estarem congelados a muito tempo, o que reduz seu sabor e vitalidade. Balanceie sua dieta sempre com alimentos vegetais, preferencialmente orgânicos, crus e sem agrotóxicos.

 

Benefícios da Chia

- As sementes de Chia são o sonho de quem faz dieta, pois eliminam a fome evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos e, além disso, limpam o corpo das toxinas no intestino.

- Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2.

- Ajudam a regular o trânsito intestinal, previne a inflamação de divertículos (diverticulite), pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico.

- Elimina os desejos constantes de petiscar comida;

- Ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídios;

- São também muito benéficas para desportistas, pois por serem hidrofílicas, e absorverem até 10 vezes o seu peso em água, mantêm o corpo hidratado.

- No caso de refluxo gastro esofágico, colocar 1 colher de chá de sementes de chia num pouco de água, mexer e beber de imediato. Aguardar uns minutos e depois beber 1 copo cheio de água. Ajudam a absorver o excesso de ácido.

Indicações da Chia

- Perda de peso e manutenção;

- Problemas da tiróide;

- Hipoglicémia e diabetes;

- Síndrome do cólon irritável;

- Doença celíaca (intolerância permanente ao glúten);

- Refluxo gastro esofágico;

- Hipercolesterolemia (nível alto de colesterol no sangue);

- Indispensável para os vegetarianos por conter muita proteína.


Sugestão de utilização da Chia

Pode espalhar as sementes inteiras ou moídas em cereais (eu utilizo nos corn-flakes logo de manhã, por exemplo), iogurtes, saladas, etc. Pode ainda moê-las e aidioná-las à farinha para fazer pão. Também pode usá-las como bebida fresca, colocando 2 colheres de chá de sementes de chia em 250 ml de água, mexendo e deixando repousar até criar um líquido ligeiramente gelatinoso. Como as sementes conseguem absorver várias vezes o seu peso de água formando uma espécie de gelatina são óptimas como substituto de ovo.


Outras sugestões de uso:

- Chia Fresca : 1 colherada das sementes em 250ml de água (o líquido ficará levemente gelatinoso). Adicione lima ou suco de limão e açúcar, e desfrute.

- No caso de refluxo gastro esofágico: colocar 1 colher de chá de sementes de chia num pouco de água, mexer e beber de imediato. Aguardar uns minutos e depois beber 1 copo cheio de água. Ajudam a absorver o excesso de ácido.


O poderoso grão possui...

· 2 vezes mais potássio do que a banana

· 3 vezes mais ferro do que o espinafre

· 6 vezes mais cálcio do que o leite integral

· 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão

· 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água

· 15 vezes mais magnésio do que o brócolis

• A mais rica fonte de Ómega 3 e fibra na natureza

• Mais seis vezes cálcio do que o leite inteiro

• Mais três vezes ferro do que os espinafres

• Mais quinze vezes magnésio do que os bróculos

É adquirida em qualquer loja de produtos naturais ou em lojas de produtos para animais (estas sementes também são utilizadas como ração de pássaros, mas podem ser perfeitamente consumidas pelos humanos também).

Hoje em dia, estudos científicos provam que a chia proporciona grande número de nutrientes interessantes, de tal modo que esta semente mágica está a ser redescoberta pelos nutricionistas e está a ganhar rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais. Actualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.

A chia pertence, exactamente como o psílio e a linhaça, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são de facto ricas em mucopolis-sacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Quando se mete um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Em primeiro lugar podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. Além disso estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal de tal modo que as bactérias patogénicas são travadas nos seus efeitos danificadores e que as mucosas do intestino possam recuperar mais depressa.


Chia pode ser encontrada nas versões em grãos, farinha e óleo. A chia tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo.

A atuação da Chia no organismo

Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, a chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento

· Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".

· Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".

· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".
Outros benefícios

Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

 

Contraindicações

Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada na matéria.
Como consumir?

Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha. Mas independentemente do jeito que você prefere consumi-la, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).

Como ingerir

Pode ser consumido puro ou misturado a frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições.

 

Sugestão de prato com Chia

Chia fresca (Iskiate) - tradicional no México
1 copo de água levemente morna
2 colheres de sementes de Chia
Suco de 1 limão
Açúcar mascavo ou mel para adoçar

Misture todos os ingredientes. Se desejar, leve à geladeira para ficar bem geladinho antes de servir.

 

Bibliografia:

site: http://www.oarquivo.com.br/index.php/qualidade-de-vida/3428-os-beneficios-das-sementes-de-chia

Textoprincipal