headerphoto

Poderes da Manga

A manga é originária da Índia, sendo cultuada como fruta nacional. Trazida pelos portugueses, habita todo o território nacional. É uma fruta de ocorrência comum, podendo ser encontrada em matagais, chácaras, beiras de rios, etc. No norte do país é encontrada por todas as partes, incluindo áreas remotas da floresta amazônica, pois sua semente é facilmente transportada pelas águas dos rios. Nos climas quentes sua produção é abundante e praticamente toda casa possui sua mangueira. De norte a sul, a vemos em sacolões, mercados e verdureiras, na maioria das vezes com preços bem baixos. É querida pelos caboclos mateiros, pois tem fama de revigorar as forças. Existem várias espécies de manga, mas todas são deliciosas.

Árvore da Mangueira

Possivelmente temos lembranças de mangueiras durante nossa infância, era bom subir em seu caule, descansar em sua sombra e saborear seus frutos. A mangueira bondosamente doa seus doces frutos para saciar a fome e a sede dos humanos.

Por ser tão comum e ter preço baixo não é valorizada. Muitos consomem seu suco em caixas, mas não é igual ao consumo in-natura.

A manga pode ser considerada uma fruta milagrosa, possui várias qualidades, além de nos nutrir muito bem, ser boa ao apetite, provoca uma limpeza geral em nossos intestinos, elimina a acidez estomacal, tem forte efeito probiótico (favorece as bactérias benéficas do intestino). Com isso melhora em muito a saúde.

Vitaminas e benefícios da manga:

  1. Rica em conteúdo alimentício, ótima fonte de carboidratos (energia) e proteinas, contém diversas vitaminas, minerais e antioxidantes (combate o envelhecimento). Rica em vitamina A, B e C, beneficia a pele, olhos, cabelos e unha. Possui glutamina, substância que favorece o cérebro, memória e concentração.
  2. Possui alta concentração de potássio e magnésio, trazendo benefícios para portadores de problemas cardíacos, stress e cãimbras. Auxilia àqueles que sofrem de acidose (acidez estomacal), azia ou até mesmo gastrite. Possui também alta quantidade de ferro, beneficiando os anêmicos, mulheres grávidas e em período de menstruação.
  3. Possui substâncias com efeito probiótico, favorecendo a flora intestinal benéfica, o que também facilita a absorção de nutrientes pelas paredes do intestino. Este efeito normaliza a prisão de ventre, facilitando a expulsão do bolo fecal. Muitas doenças são causadas por retenção de fezes e prisão de ventre. Por este motivo, também previne vários tipos de câncer.
  4. Possui substâncias de ação emoliente (como o sabão), além de grande quantidades de fibras, que ao entrar no tubo digestivo, provocam uma limpeza geral, amolecendo fezes estagnadas e facilitando sua evacuação. A prisão de ventre (intestino preso) provoca acúmulo de dejetos (fezes) nos intestinos, nos deixando doentios, com mal estar geral, intoxicados e com a imunidade baixa, favorecendo a entrada de outras doenças e dificultando a cura das que já temos. Por isso nossos avós davam purgantes às crianças quando estavam doentes.
  5. Alimento 100% natural, orgânico, não geneticamente modificado. Feito por Deus para nós. Você está nutrindo seu corpo com toda a força da natureza.
  6. Ná Índia são atribuídas outras qualidades, como: estancar hemorragias, fortalecer o coração e benefícios ao cérebro. Também é usada em afecções pulmonares (bronquite asmática, bronquite catarral e tosses), Gengivas inflamadas (gengivites, feridas na boca e nos lábios). Úlceras de decúbito (escaras) e úlceras varicosas.

 

Dicas de como consumir

O ponto certo para consumí-la é quando estiver com a casca corada, geralmente um lado fica vermelho e o outro amarelo. A fruta fica levemente macia. É quando ela fica doce ao paladar e com boa consistência. Pode ser comprada um pouco verde para amadurecer em casa.

Prefira ingerir a manga fresca, apenas retirando a casca. Evite comer com creme de leite ou leite condensado, pois irá favorecer fermentações intestinais, gerando gases e desconforto.

Pode ser utilizada também em dietas rápidas de desintoxicação. Assim você não fica em jejum completo, pode continuar com seu trabalho ou estudos, enquando desintoxica seu organismo.